Teoria dos Erros
- A Arte da Minuciosidade
- 4 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2018
Por: Manoela Torres; Isabela Savassi; Victoria Vianna
Todo ato de medir ou comparar envolve um erro, contudo não significa que algo tenha dado errado. O erro consiste na diferença do valor real com o seu resultado.
OS TRÊS TIPOS DE ERROS
1. Erro sistemático: este erro afeta da mesma maneira todas as medidas e pode ter origem instrumental, ambiental ou observacional;
2. Erro aleatório: variação aleatória que não pode ser controlada, assim como correntes de ar ou vibrações;
3. Erro grosseiro: falha humana ou mau funcionamento de um instrumento.
INCERTEZA
A incerteza é a quantificação da dúvida que existe em relação a um resultado de qualquer medição. Ela é requerida para decidir se o resultado é adequado para seu propósito e se relaciona com outros resultados encontrados e sempre acompanha as medidas. Ou seja, nenhuma medida é certa.
Por exemplo quando vamos nos pesar na balança e encontramos o valor 70kg, na verdade existem incertezas em relação a este valor, podendo a balança mostrar 70,1kg se você se pesar cinco minutos depois.
Desvio Padrão: quantificação da dispersão de resultados obtidos por uma série de medições. Pode ser dado pela fórmula σ=Σ(Xi−Xm)n−1. Esta fórmula representa a diferença entre o valor encontrado (Xi) e a média (Xm) dividido pelo número de amostras menos um.
O que seria a Exatidão e Precisão?
Precisão seria quando atinge-se o mesmo ponto ou resposta diversas vezes. Exatidão seria o quão aproximado do seu objetivo as suas tentativas estão. Por exemplo: ter-se respostas muito aproximados a que era esperado se denomina como exatidão.

Hipótese
Hipótese é a suposição de algo que pode ou não ser possivelmente provado, a partir da qual é possível se tirar uma conclusão. Por exemplo, em pesquisas científicas, iniciada através de um problema solucionável, que através de estudos e experiências será possível saber se a hipótese dita é verdadeira ou falsa.
Por exemplo:
Temos a hipótese H0, que diz: O réu é inocente.
E que o teste de nossa hipótese seja um julgamento em que iremos rejeita-la, ou seja, o réu será culpado, ou que não iremos rejeitar a hipótese e o réu será libertado.
Entretanto, em tudo há uma verdade. Estamos investigando se o réu é realmente o autor do crime pelo qual está sendo julgado. Suponhamos que sabemos a real história, e temos a informação se a hipótese é verídica (onde o réu é inocente) ou se a hipótese é falsa (o réu é realmente culpado). Esse cenário chamaremos de Verdade.
Ação
Rejeitar Hipótese Aceitar Hipótese
Hipótese Verdadeira Erro tipo 1 ✓
Hipótese Falsa ✓ Erro tipo 2
Erro Tipo 1: Rejeitar a hipótese, sendo ela verdadeira.
Erro Tipo 2: Aceitar a hipótese, sendo ela falsa.
Podemos então concluir que todas as medidas são incertas. Da próxima vez que a seu/sua professor(a) tirar nota de você por algum erro de medida, mostre esta matéria a ela e prove-a que você está certo(a)!
Compartilhe com seus amigos e aproveite!
FONTES
https://support.minitab.com/pt-br/minitab/18/help-and-how-to/statistics/basic-statistics/supporting-topics/basics/type-i-and-type-ii-error/
https://manipulandodados.com.br/entendendo-erro-tipo-i-e-erro-tipo-2/
留言