Teoria do Caos
- A Arte da Minuciosidade
- 4 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2018
Por: Lucca Costa
Caos significa imprevisibilidade, ou seja a teoria do caos é a ciência do imprevisível, de como eventos podem se tornar impossíveis de se prever, pode parecer amedrontador mas a teoria do caos está totalmente presente no nosso dia a dia, porém caos não é simplesmente desordem. O Caos explora as transições entre ordem e desordem, que muitas vezes ocorrem de maneiras surpreendentes.
A teoria do Caos foi descoberta no início dos anos 60, quando Edward Lorenz, um matemático e meteorologista, estava usando um programa de computador para calcular padrões climáticos. Ele começou inserindo dados relacionados a temperatura, umidade, pressão de ar, força e direção do vento, mas ele inseriu um desses dados com algumas casas decimais a menos. Ele não imaginaria que uma mudança tão pequena no início, poderia causar resultados totalmente diferentes no final. A alteração que parecia insignificante, transformaria completamente o padrão das massas de ar, causando um efeito totalmente inesperado. Com base nessas observações, ele formulou equações que mostravam o que ficou conhecido como o Efeito Borboleta.
IMPREVISTOS DECISIVOS
Imagine a situação a seguir: Você estava indo de ônibus prestar o vestibular para ingressar em uma determinada universidade. No meio do caminho, um prego furou o pneu do ônibus, impedindo-o de chegar a tempo de realizar as provas, por isso, ingressou em outra universidade. O local, as pessoas com as quais conviveu e relacionou-se, as oportunidades de emprego e estágio poderiam ter sido completamente diferentes se aquele prego não tivesse furado o pneu do ônibus em que você estava naquele momento. O pequeno prego pode ter mudado completamente o futuro do jovem a ponto de alterar quem seriam seus filhos e netos.

Mistura
Um dos fundamentos da teoria do caos seria que dois pontos adjacentes em um sistema complexo podem acabar em posições muito diferentes após algum tempo decorrido, como por exemplo, duas moléculas de água vizinhas podem acabar em diferentes partes do oceano ou mesmo em diferentes oceanos.
Fractais
Os fractais são padrões infinitamente complexos que são similares em diferentes escalas. Eles são criados repetindo um processo simples em um loop contínuo. Os fractais são imagens de sistemas dinâmicos, e eles nos são extremamente familiares, já que a natureza está cheia de fractais, como por exemplo, as árvores, nuvens, conchas marinhas e furacões.
A ligação entre fractais e a teoria do caos é a impossibilidade de prever a complexidade de um fractal, portanto fractais são ao mesmo tempo uniformes e similares mas também imprevisíveis, infinitos e indeterminados e com milhares de fins. Exatamente como a teoria do caos, impossível de determinar os resultados de uma ação, como por exemplo: jogar um parafuso em uma estrada movimentada. Então podemos concluir que a teoria do caos e a teoria fractal são uniformes, similares, imprevisíveis e indeterminadas.


Comentarios