Efeito Borboleta
- A Arte da Minuciosidade
- 4 de set. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2018
Por: Eric Rodrigues
Criada em conjunto com a Teoria do Caos (Também explicada em outro post), o Efeito Borboleta foi primeiramente analisado por Edward Lorenz, um matemático e meteorologista. Em 1963, quando a teoria estava criando suas primeiras raízes, foi estabelecido que o efeito borboleta consiste na pequena mudança de um sistema não linear, como um estado físico, podendo ocasionar uma enorme discrepância em um futuro sistema.
A problematização inicial afirmava que o bater de asas de uma borboleta na América Latina poderia acarretar na formação de um tornado do outro lado do mundo. É possível visualizar o efeito borboleta mais facilmente através do episódio "Borboleta", do show de televisão infantil O Incrível Mundo de Gumball, anexado abaixo:
Consequências do Efeito Borboleta
A exemplificação apresentada se deu para representar causas reais, como a utilização de certos sabonetes na Europa, que acabam por causar a morte de ursos polares na Groenlândia. Tudo através de um efeito de reação em cadeia universal.
O conceito possui um nome científico: Dependência Sensível das Condições Iniciais. Analisando o fato apresentado acima, pode-se criar uma relação com um todo: As toxinas liberadas pelos sabonetes acabam por percorrer milhares de quilômetros submersos nos oceanos, contaminando peixes e outras espécies marinhas, e ficam alojadas em suas camadas de gordura, e ao servirem de alimento para os ursos polares, acabam por causar sua morte.
FONTES: https://www.hipercultura.com/o-efeito-borboleta-em-nossas-vidas/
https://www.youtube.com/watch?v=-UQKk2S8iIg
https://www.youtube.com/watch?v=Tkay_7oYF6w
Comments